Acompanhe os jogos em tempo real

Acompanhe os jogos em tempo real
Tabela de Jogos, Classificação, Próximos Jogos, Futebol Nacional e Internacional

terça-feira, 1 de junho de 2010

HISTÓRIA - CORINTHIANS




SPORT CLUB CORINTHIAS PAULISTA


Sport Club Corinthians Paulista é um clube de futebol do Brasil. Foi fundado como uma equipe de futebol no dia 1º de setembro de 1910 por um grupo de operários do bairro do Bom Retiro, na cidade de São Paulo. O nome foi inspirado no Corinthian FC de Londres, que excursionava pelo Brasil. A ideia inicial era fundar um novo time de futebol para jogar no futebol de várzea, já que o Liga Paulista era disputada apenas por equipes da elite. Graças a uma dissidência entre os clubes aristocráticos da Liga Paulista de Foot-Ball, o Corinthians disputou uma seletiva classificatória para o torneio dessa entidade, que era o mais importante a época. Assim, em 1913 o clube jogaria pela primeira vez o Campeonato Paulista. A origem humilde do Corinthians refletiu-se em alguns de seus apelidos, como "clube dos operários" ou "time do povo". Foi o primeiro clube de São Paulo a abrir espaço para jogadores pobres. Foi também o segundo clube do futebol brasileiro - o primeiro foi o Bangu - e o primeiro do futebol paulista a aceitar atletas negros no time.

Embora o clube tenha atuado em outras modalidades esportivas ao longo dos anos, como remo, basquete, natação, vôlei, tênis, taekwondo, futsal, judô, peteca e handebol, suas principais conquistas e o seu reconhecimento foram alcançados pelo futebol profissional. Foi o primeiro clube a ganhar o Mundial de Clubes da FIFA e o único a conquistar o título em casa, no Brasil, em 2000. Possui também quatro títulos do Campeonato Brasileiro, três da Copa do Brasil, 26 do Campeonato Paulista - sendo deste último o maior recordista de conquistas no Estado e é o único clube três vezes tricampeão do torneio - e cinco do Torneio Rio-São Paulo (1950-1953-1954-1966-2002).

Em 1951, o Corinthians foi primeiro time do futebol brasileiro a ultrapassar a marca dos 100 gols em um campeonato oficial, quando fez 103 em 28 jogos no Campeonato paulista daquela temporada. De 1952 a 1954, o clube fez 28 partidas internacionais sem derrota - incluindo a disputa e conquista da Pequena Copa do Mundo de 1953 na Venezuela, com duas vitórias sobre o Barcelona da Espanha) - e superou o recorde anterior que pertencia ao Vasco. O Corinthians faz parte do grupo de equipes que representaram oficialmente a Seleção Brasileira de Futebol, em um amistoso contra o Arsenal em 1965, e é responsável pela maior "goleada" ocorrida até hoje em Campeonatos Brasileiros, quando venceu do Tiradentes-PI por 10 a 1 no em 1983.



Torcida da gaviões

O estádio oficial do Corinthians é o Estádio Alfredo Schürig, mais conhecido como "Parque São Jorge" ou "Fazendinha". Foi reinaugurado em 1928 e atualmente tem capacidade para pouco mais 15 mil pessoas. Jogando lá, o único título que o clube conquistou foi o Paulista de 1939. Por conta da capacidade reduzida do estádio, o Corinthians costuma atuar com mandante no Estádio Municipal do Pacaembu. Seus principais rivais no futebol são o Palmeiras, com quem disputa o Derby Paulista, com o Santos, com quem disputa o Clássico Alvinegro, e o São Paulo, com quem disputa o Majestoso. Sua torcida é conhecida como "Fiel" e seus torcedores são estimados em mais de 25 milhões espalhados por todo Brasil, o que credencia o Corinthians como o segundo time mais popular do país e o primeiro na Região Sudeste e no Estado de São Paulo.

Durante as décadas de 1990 e 2000, o clube conquistou a maior sequência de título da sua história: nos anos 1990, foram três títulos do Campeonato Brasileiro (1990, 1998 e 1999), 3 Campeonatos Paulistas (1995, 1997 e 1999), 1 Copa do Brasil (1995) e 1 Supercopa do Brasil (1991). E, em 2000, a vitória no Mundial de Clubes daquele ano - o primeiro organizado pela FIFA. O final contra o Clube de Regatas Vasco da Gama foi no Maracanã e o Corinthians venceu nos pênaltis após Edmundo perder a cobrança.[89][90]. Completando as conquistas, vieram 3 Campeonatos Paulistas (2001, 2003 e 2009), 1 Torneio Rio-São Paulo (2002), 1 Campeonato Brasileiro (2005) e 2 Copas do Brasil (2002 e 2009).

Esse período também conhecido como a época das parcerias, onde o clube teve parceiros para a contratação de jogadores. Foram essas do Banco Excel (1995), da Hicks, Muse, Tate & Furst - HTMF (1999) e da Media Sports Investment - MSI (2005), a última comandada pelo russo Boris Berezovsky, magnata russo exilado em Londres, e tinha como representante no Brasil, o empresário iraniano Kia Joorabchian. Ambos, ao lado de Alberto Dualib (presidante do clube), Nesi Curi (vice-presidente) e Renato Duprat Filho (diretor de futebol e "braço direito" de Dualib) eram acusados de lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.

time de 1914 (Primeiro titulo do Corinthians)

Em 2007, a MSI deixou o clube, juntamente com seus principais jogadores - Tevez, Mascherano, Roger e Gustavo Nery. Pressionado, o presidente Alberto Dualib também deixou o cargo, que ocupava havia mais de uma década. Ainda naquele ano seriam realizadas eleições para a escolha de um novo presidente, tendo sido eleito Andrés Sanchez, considerado um "ex-aliado" de Dualib por ter deixado o cargo que ocupava naquela administração e se tornado um opositor tanto do então presidente quanto de Joorabchian. Com a saída do MSI, iniciou-se um período de instabilidade tido como "a pior crise" da história do time. Com uma péssima campanha nos Campeonatos Brasileiros de 2006 - onde aproximou-se do rebaixamento para a Série B - e 2007 - marcado por um time deficiente e por jogos ruins em São Paulo, que, se tivessem resultado em vitória, representariam diferencial suficiente para afastar o rebaixamento, tal como ocorreu em 2006 - o Corinthians acabou rebaixado.

Em 2008, o clube investiu em rentáveis projetos de marketing, reformulou a equipe de futebol e contratou o técnico Mano Menezes, que, em seu primeiro pronunciamento oficial à frente da equipe, declarou que "O retorno do Corinthians à Primeira Divisão é o maior projeto do futebol brasileiro no próximo ano". O time foi vice-campeão da Copa do Brasil e campeão da Série B do Campeonato Brasileiro, que lhe garantiu a volta para a divisão principal do futebol do país. No final daquele ano, a diretoria corintiana acertou a contratação de Ronaldo Fenômeno. No ano seguinte, o clube fez um grande primeiro semestre. Embalado por boas atuações de Ronaldo e de jogadores da base que havia disputado a Série B em 2008 - como Elias, Douglas, André Santos e Cristian -, o Corinthians sagrou-se campeão paulista invicto e da Copa do Brasil.

Em 2010, ano de seu centenário, a diretoria trouxe o lateral-esquerdo Roberto Carlos, principal reforço do clube na temporada. No entanto, o Corinthians não conquistou seu principal objetivo, a Copa Libertadores da América. Após fazer a melhor campanha na primeira fase, o time alvinegro foi eliminado pelo Flamengo nas oitavas-de-final. O time perdeu ainda o técnico Mano Menezes, convidado a dirigir a Seleção Brasileira, pelo resto da temporada. No Brasileirão, ficou na terceira colocação. Em 2011, sem investir em reforços de peso, o Corinthians foi eliminado logo na fase de pré-classificação para a Copa Libertadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página no Facebook