Acompanhe os jogos em tempo real

Acompanhe os jogos em tempo real
Tabela de Jogos, Classificação, Próximos Jogos, Futebol Nacional e Internacional

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

CLUBE DOS TREZE


CLUBE DOS TREZE


História

O Clube dos Treze (oficialmente União dos Grandes Clubes do Futebol Brasileiro - Clube dos 13) é o nome recebido por uma pessoa jurídica com sede em Porto Alegre, formada em 11 de Julho de 1987 para defender os interesses políticos e comerciais dos 20 principais clubes de futebol do Brasil (entre eles todos os 18 campeões brasileiros). Negocia os direitos de transmissão de campeonatos como o Brasileiro com as emissoras de rádio e TV. Também dialoga com a CBF acerca das formas de disputa dos campeonatos nacionais.

Foi fundada por 13 clubes (daí o nome, Clube dos Treze). Posteriormente, outros sete clubes foram aceitos como participantes, totalizando 20 membros.

A viabilização do Clube dos 13 se deu através do Plano de Marketing da Copa União - nome dado ao módulo verde do Campeonato Brasileiro de 1987 - desenvolvido por João Henrique Areias, na época gerente de eventos e promoções da IBM Brasil e VP de Marketing do Flamengo que o comercializou com a ajuda de Celso Grellet, VP Marketing do São Paulo, com TV Globo, Coca Cola, Varig, Editora Abril e Dover (indústria de plásticos). Em um mês foram arrecadados 6 milhões de dólares, suficientes para cobrir as despesas com viagens e estadias do evento (estimadas em 1 milhão de dólares) e criar novas fontes de recursos para os clubes. Além disto, a média de público de mais de 20 mil pessoas por partida não foi superada até hoje.

Este campeonato foi a ação mais visível do trabalho desta entidade. Foi uma forma de protesto contra os campeonatos promovidos pela C.B.F., pelo excesso de clubes que formavam o Campeonato Brasileiro no passado e pela adoção de um modelo de campeonato mais rentável para os grandes clubes que formam o Clube dos Treze.

Em 2000, devido ao caso Sandro Hiroshi e a seus desdobramentos judiciais, a CBF não pôde realizar o campeonato daquele ano. Então, o Clube dos 13 foi o responsável pela organização do campeonato de 2000, o qual ficou conhecido por Copa João Havelange.

No ano de 2007, dirigentes do Atlético Mineiro, Botafogo, Cruzeiro, Flamengo e São Paulo queriam acabar com o poder centralizado nas mãos de Fábio Koff, presidente da entidade, criando um canal de participação permanente dos associados. Mas, com a não aceitação da proposta, os dirigentes, revoltados, retiraram-se da reunião e a ruptura entre os clubes parece iminente, sendo que, a partir de agora, segundo nota oficial do tricolor paulista, "São Paulo, Botafogo, Flamengo, Cruzeiro e Atlético-MG se encontram em sessão permanente, e, juntos, tomarão as medidas necessárias em defesa de seus interesses, sempre abertos ao diálogo com os demais clubes."


Atual Presidente

Recentemente, após um racha entre os membros, foi reeleito o presidente Fábio Koff vencendo o opositor Kléber Leite, que era apoiado por Ricardo Teixeira, presidente da CBF. Estavam em jogo muitas negociações entre os membros para arrecadação de votos.

O vencedor com 12 votos a 8 foi Fábio Koff. Ele está na presidência desde 1995.

* Votos para Fábio Koff: Atlético-MG, Atlético-PR, Bahia, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Guarani, Inter, Palmeiras, Portuguesa, São Paulo e Sport.
* Votos para Kleber Leite: Botafogo, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Goiás, Santos, Vasco e Vitória.





Membros fundadores

* Atlético Mineiro (MG)
* Bahia (BA)
* Botafogo (RJ)
* Corinthians (SP)
* Cruzeiro (MG)
* Flamengo (RJ)
* Fluminense (RJ)
* Grêmio (RS)
* Internacional (RS)
* Palmeiras (SP)
* Santos (SP)
* São Paulo (SP)
* Vasco da Gama (RJ)


Novos membros

* Atlético Paranaense (PR)
* Coritiba (PR)
* Goiás (GO)
* Guarani (SP)
* Portuguesa (SP)
* Sport (PE)
* Vitória (BA)



Site Oficial: clubedostreze.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página no Facebook