Acompanhe os jogos em tempo real

Acompanhe os jogos em tempo real
Tabela de Jogos, Classificação, Próximos Jogos, Futebol Nacional e Internacional

domingo, 19 de dezembro de 2010

RIO BRANCO - PR


RIO BRANCO SPORT CLUB



Mascote




História

O Rio Branco foi fundado no dia 13 de outubro de 1913, por Manuel Victor da Costa, Aníbal José de Lima, Euclides de Oliveira, José de Oliveira, Jarbas Nery Chichorro, Antônio Gomes de Miranda e Raul da Costa Pinto, em reunião ocorrida na residência da Família Lima, na casa n°12 da rua Marechal Deodoro. O nome é uma homenagem ao ilustre brasileiro José Maria da Silva Paranhos, o Barão do Rio Branco, diplomata que resolveu inúmeras questões com países da América do Sul e Europa.
No ano de 1948, o Rio Branco, então campeão da Liga de Futebol do Litoral do Paraná, também tornou-se Campeão do Interior. As disputas foram contra o Operário Ferroviário Esporte Clube, de Ponta Grossa. Após dois empates, o Rio Branco venceu a terceira partida por 3X2, conquistando o título. A equipe campeã era composta por: Duia, Chiquinho e Jaci Maciel; Odemar, Tião e Chico Preto;Julinho, Antoninho, Guito, Chico Porco e Jaci.
Como campeão da Liga Regional de Futebol de Paranaguá, em 1954, o Rio Branco adquiriu o direito de disputar o II Torneio do Interior – competição entre os campeões das ligas interioranas. Após vencer o Internacional, de Campo Largo e o Ferroviário, de União da Vitória, o Rio Branco qualificou-se para a disputa da finalíssima contra o Guarani, de Arapoti. No primeiro jogo, lá em Arapoti, o Rio Branco sagrou-se vencedor por 3x1. Os gols foram marcados por Celso, Nico e Zangado. A segunda partida foi realizada em Paranaguá, no dia 1 de maio. O alvirrubro impôs uma sonora goleada no Guarani de Arapoti: 8x0 foi o placar. Celso Marques e Zangado marcaram quatro gols cada. A equipe campeã: Abrão, Dicézar, Salvito, Tiziu, Tinoco, Daltro, Badalo, Holofote, Villanueva, Zangado, Celso, Nico, Tucano, Ademar.
Em 2000, o Rio Branco fez grande campanha no Campeonato Paranaense, que culminou com o título de Campeão do Interior. Com isto, disputou o quadrangular final do Estadual, tendo como adversário o Coritiba. Alegando falta de capacidade para o público, os dirigentes do time da Capital tentaram transferir a partida para o Couto Pereira. Porém, a diretoria do Rio Branco montou uma arquibancada de estrutura metálica, conseguindo ampliar a capacidade para o público.
* Rivalidade: Seu principal rival era o Clube Atlético Seleto, com quem fazia o clássico Sele-Rio.


Hino

* Campeonato do Interior: 3 (1948, 1954 e 2000).
* Campeonato Paranaense - Série Prata: 1 (1995).
* Torneio Início: 3 (1961, 1962 e 1963).
* Campeonato Paranaense da Zona Sul: 1 (1977).
* Campeonato da Liga Regional de Futebol de Paranaguá: 17 (1923, 25, 26, 27, 28, 30, 31, 33, 36, 37, 38, 39, 45, 47, 48, 54 e 55).


* Estádio: Estradinha - Capacidade: 11.000 pessoas


Site: www.leaodaestradinha.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página no Facebook