CRUZEIRO ESPORTE CLUBE
O Cruzeiro Esporte Clube é uma associação brasileira, com sede em Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais. Fundado em 1921 com o nome de Sociedade Esportiva Palestra Itália, em 1942 no contexto da Segunda Guerra Mundial, o clube foi pressionado a mudar o nome que fazia referência a um dos inimigos do país. Ali surgia o Cruzeiro, com o nome de um dos principais símbolos nacionais: o Cruzeiro do Sul.
No âmbito esportivo, o Cruzeiro tem destaque em esportes como atletismo, bocha e volei. Mas o clube possui reconhecimento nacional e internacional pelo futebol. O Cruzeiro é um dos quatro clubes brasileiros a ter conquistado por duas vezes a Taça Libertadores da América, além de ser, juntamente com o Grêmio, o maior campeão da Copa do Brasil, com quatro títulos. É também a única equipe a conquistar numa mesma temporada - no ano de 2003, o Campeonato Estadual, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro, chamado pelo Cruzeiro e pela imprensa de tríplice coroa.
A tríade Torcida-Títulos-Estrutura é dominada pelo Cruzeiro em de Minas Gerais, pois possui o maior número de torcedores de BH e do interior, além de ser o sexto maior em torcida no Brasil; Possui o melhor CT e anexos administrativos, os mais importantes títulos nacionais e continentais como representante mineiro.
Em setembro de 2009, a IFFHS, Federação Internacional de História e Estatística lançou o ranking das maiores equipes sul-americanas do século XX colocando o Cruzeiro como o melhor clube brasileiro do século XX e em sétimo lugar entre os sulamericanos. No ano de 2009, o Cruzeiro terminou como o melhor time do Brasil e o 9º melhor time do mundo no ranking da IFFHS.[4] Em Maio de 2010, o Cruzeiro aparece na sua melhor posição da historia no ranking da IFFHS, na 4ª colocação entre todos os times do mundo e 1º no Brasil.
O Cruzeiro também possui participação importante no atletismo nacional, tendo em sua equipe o corredor Franck Caldeira, entre outros grandes nomes do atletismo brasileiro.
No vôlei, o Cruzeiro Esporte Clube conseguiu uma parceria junto ao antigo clube de Vôlei Sada, que após a parceria passou a se chamar Sada Cruzeiro. A equipe obteve a medalha de bronze no Campeonato Mineiro e no Campeonato Sul-Americano.
Recordes
- Maior média de público na história de um torneio na história do futebol: 73 mil pagantes por jogo na Supercopa de 1992.
- Recorde absoluto de público presente em uma partida no Mineirão, 132 834 pessoas na partida contra o Villa Nova/MG realizada em 22 de junho de 1997.
- Maior público no Mineirão em uma partida internacional oficial : Final do Mundial Interclubes: 117 mil contra o Bayern de Munique, em 1976
- Maior público de uma final de Taça Libertadores da América: 95 472 pessoas na partida contra o Sporting Cristal, em 1997.
- Segundo maior público pagante numa final de Copa do Brasil: 85 841 pessoas na partida contra o São Paulo, em 2000, atrás apenas de Botafogo 0 x 0 Juventude, em 1999, que teve 101 581 presentes (90 217 pagantes).
- Recorde absoluto de público de todas as divisões do futebol brasileiro em 2003, com 597.563 pagantes em 23 jogos no Campeonato Brasileiro, média de 25.981 pagantes por partida.
- Grupo seleto de clubes que venderam mais de 10 milhões de ingressos em campeonatos brasileiros.
Espero que o cruzeiro continue assim...
ResponderExcluirZEROOOOOOOOOOOOOOOOO
ZERRRRRRROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
ResponderExcluirZerooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo
ResponderExcluirzeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeerooooooooooooooooooooooooo, chupa frangas fracassadas
ResponderExcluircruzeiro o melhor do Brasil!!!
ResponderExcluir2013 tri campeão brasileiro , com 4 rodada de antecipação , o rei do mineirao
ResponderExcluirTricampeaaaao*-*
ResponderExcluir