Acompanhe os jogos em tempo real

Acompanhe os jogos em tempo real
Tabela de Jogos, Classificação, Próximos Jogos, Futebol Nacional e Internacional

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

HISTÓRIA- NÁUTICO




CLUBE NÁUTICO CAPIBARIBE


O Clube Náutico Capibaribe, mais conhecido como Náutico, é um clube desportivo brasileiro da cidade do Recife, no estado de Pernambuco. Foi fundado em 7 de abril de 1901 como Club Náutico Capibaribe e teve seu primeiro time de futebol formado por ingleses e alemães. As cores do clube, presentes no escudo e bandeira oficial, são o vermelho e branco. Seus torcedores são conhecidos como alvirrubros ou nauticanos.

Um dos mais antigos e tradicionais clubes do Brasil, é o mais antigo do seu estado e detém a segunda maior torcida de Pernambuco e a quarta maior do Nordeste, conforme pesquisa do Instituto Datafolha de 2010. É considerado o clube das colônias inglesa e alemã no Recife, apesar de também ter sido adotado pelos holandeses, franceses, italianos, portugueses e espanhóis da cidade, daí o fato de o Náutico ficar conhecido primeiramente como "clube dos ricos" e "clube aristocrático", o que até hoje se manifesta pelo fato de ter a grande maioria da elite do estado como parte importante de sua torcida. Não obstante, com os títulos e glórias conquistados a partir dos anos 1960, considerada a década de ouro do clube, o Náutico começou a receber adesão cada vez mais forte das classes populares do Recife e do estado, tendo hoje uma torcida bastante popular e diversificada.

Foi vice-campeão do Campeonato Brasileiro, em 1967, o que lhe rendeu uma participação pioneira na Copa Libertadores da América. É campeão do Torneio dos Campeões do Norte-Nordeste (1952). Possui 21 títulos de campeão estadual, o primeiro conquistado em 1934 e o mais recente em 2004, tendo conquistado, em 1951, o título de campeão no seu cinquentenário e, em 2001, o de campeão no ano do seu centenário, feito único em seu estado. É o único clube hexacampeão pernambucano: 63, 64, 65, 66, 67 e 68.

Em cinco oportunidades terminou o Campeonato Brasileiro entre os quatro primeiros colocados, sendo esse o recorde entre os times do Norte-Nordeste, ao lado do Bahia.

O Náutico é proprietário do Estádio Eládio de Barros Carvalho, mais conhecido como Estádio dos Aflitos , por localizar-se no bairro dos Aflitos. A capacidade da praça de esportes atualmente é de 22.000 mil espectadores sentados. Também lhe pertence o CT Senador Wilson Campos - o maior e em melhores situações do Norte-Nordeste do país -, situado no bairro da Guabiraba, no Recife, que possui 49 hectares e conta com quatro campos oficiais e dois campos de futebol de dimensão reduzidas, área para administração, vestiários, alojamentos etc. É dono de uma garagem para remo, situada na Rua da Aurora, no bairro de Santo Amaro.

O clube tem uma rivalidade histórica com o Sport Club do Recife, com quem faz o clássico mais antigo e de maior rivalidade do estado, intitulado de Clássico dos Clássicos, também chamado de Derby Pernambucano, sendo este o terceiro clássico mais antigo do Brasil. Mantém ainda rivalidade com o Santa Cruz Futebol Clube e com o América Futebol Clube, donde o confronto com o primeiro é conhecido como Clássico das Emoções e, com o segundo, Clássico da Técnica e Disciplina.

Em 2011, após a perda do Campeonato Estadual no 1º semestre, a equipe se reorganizou, contratou o técnico Waldemar Lemos, que já havia dirigido o time do Náutico na Série A de 2009 e manteve boa parte da base do elenco do Campeonato Pernambucano. Após um mau início na disputa da Série B, o Náutico reagiria e conduziria uma campanha sólida, de notável regularidade, invicta em seu estádio onde sempre contou com o apoio incondicional de sua fanática torcida, mantendo-se entre os 4 primeiros colocados durante quase todo o campeonato. Em decorrência destes fatores veio a obter sua classificação para a Série A de 2012 por antecipação, após uma combinação de resultados na 37ª rodada, disputada em 18 de novembro, que o favoreceu, mesmo perdendo para Boa Esporte em Varginha por 2x1. Nesse ano, o Náutico foi o único clube nacional, em todas as divisões, que não perdeu nenhum jogo em casa no Campeonato Brasileiro.Foram 13 vitórias e 6 empates,mostrando mais uma vez a força da torcida alvirrubra.

E que em 2012 entra forte na disputa do Campeonato Pernambucano, além dos dois torneios nacionais que irá participar, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro da Primeira Divisão. O Náutico sem sombra de dúvidas dará muito trabalho aos ditos (grandes times) pois com a organização, novos investimentos, união com certeza trará muitas alegrias ao seu torcedor, mas também elevará alto o nome do estado de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página no Facebook