NACIONAL ATLÉTICO CLUBE
Mascote
HIstória
O Nacional Atlético Clube é um clube brasileiro de futebol da cidade de São Paulo.
Ainda que não seja a data de fundação do clube, em 14 de abril de 1895 ocorreu o primeiro jogo de futebol no Brasil, entre São Paulo Railway e Companhia do Gás. Apesar do pioneirismo, apenas em 16 de fevereiro de 1919, funcionários da São Paulo Railway organizaram um time de futebol com o nome da própria companhia. Contudo, o clube só viria a participar de um Campeonato Paulista de Futebol em 1936, pela Liga Paulista de Futebol (LPF), quando obteria a nona colocação, entre 11 participantes.
Em 1939, o SPR obteria sua melhor colocação em Campeonatos Paulistas: um honroso quarto lugar, atrás apenas de Corinthians, Palestra Itália (hoje Palmeiras) e Portuguesa, além de ter o terceiro melhor ataque.
Seis anos depois, Passarinho seria o único jogador do time a conquistar a artilharia de um Paulistão, marcando 17 gols, a mesma marca de Servílio de Jesus, do Corinthians. No ano seguinte, a concessão da São Paulo Railway terminou e o clube teve de ser rebatizado, como Nacional Atlético Clube.
Em 1946, a concessão da ferrovia dada a SPR termina e a estrada é nacionalizada. O clube passa pelo mesmo processo. No seu primeiro jogo com nome e uniforme novos, o SPR AC disputou um amistoso com o Clube de Regatas Flamengo, jogando o primeiro tempo com este nome e o segundo como Nacional Atlético Clube. Com o Pacaembu lotado, o time acabou perdendo por 4-2.
O estádio Nicolau Alayon (com capacidade para cerca de 10 mil pessoas), de propriedade do clube, é um dos únicos no Brasil a homenagear um estrangeiro. Alayon, uruguaio de Montevidéu, foi um dos mais entusiastas dirigentes do time da Água Branca.
Mesmo sem ter muitas participações na elite do futebol paulista, o NAC tem tradição na Copa São Paulo de Juniores, sendo campeão em duas oportunidades. Além disso, é uma agremiação muito tradicional das divisões de acesso.
Entre os jogadores revelados pelo Ferrinho encontram-se Deco (Fluminense Futebol Clube), Dodô (Portuguesa), Carlos Eduardo de Souza Floresta (Kahê) (Borussia Mönchengladbach), Paulo César Alves da Costa (Paulo César) (Corinthians) e Magrão (Internacional).
Hino
Quando jovens ti procuram
Quantas esperanças pudestes
Quantos sonhos realizados
Quantos atletas fizestes
O que é ruim logo se acaba
O que é bom permanece
Nacional, Nacional
Muita raça pelos campos
Vai mostrando o seu valor
Nacional, Nacional
Será sempre o vencedor
Suas cores resplandecem
Pelos 4 cantos do mundo
O Vermelho, Azul e Branco
Trazem o orgulho profundo
Nacional de glórias mil
És o celeiro do Brasil
Nacional, Nacional
Muita raça pelos campos
Vai mostrando o seu valor
Nacional, Nacional
Será sempre o vencedor
Títulos
* Campeonato Paulista - Série A3: 2 (1994, 2000).
* Torneio Início: 1 (1943).
* Copa São Paulo de Futebol Jr.: 2 (1972 e 1988).
* Campeonato Paulista - Série A3: 2 (1994, 2000).
* Torneio Início: 1 (1943).
* Copa São Paulo de Futebol Jr.: 2 (1972 e 1988).
* Estádio: Nicolau Alayon - Capacidade: 10.000 pessoas
Site: www.nacionalnac.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário