Acompanhe os jogos em tempo real

Acompanhe os jogos em tempo real
Tabela de Jogos, Classificação, Próximos Jogos, Futebol Nacional e Internacional

sábado, 12 de fevereiro de 2011

HISTÓRIA - ABC




ABC FUTEBOL CLUBE


ABC Futebol Clube é uma associação esportiva brasileira, fundado como clube de futebol por um grupo de jovens da elite potiguar no dia 29 de junho de 1915, no bairro da Ribeira, na cidade de Natal.

O ABC é a equipe brasileira com o maior número de títulos estaduais conquistados, são 52 ao todo. E além disso, é junto ao América Mineiro, o recordista de conquistas estaduais consecutivas, sendo dez vezes campeão entre os anos de 1932 e 1941.

Trata-se também do único clube do estado, e um dos poucos da região Nordeste do Brasil a possuir estádio próprio: o Estádio Maria Lamas Farache, conhecido informalmente como Frasqueirão, construído com o objetivo de ser a nova casa do clube, e inaugurado em 22 de janeiro de 2006.

Além disso, está, segundo o instituto Datafolha, entre as 47 maiores torcidas do Brasil, sendo a maior torcida do Rio Grande do Norte. Nessa mesma pesquisa, o clube aparece como a 27ª maior torcida do Brasil.

O historiador potiguar Luís da Câmara Cascudo chegou a criar um frase antológica sobre o time:

"Numa cidade chamada Natal existe um povo chamado ABC"
Câmara Cascudo


Em 21 de julho de 2008 foi sancionada na cidade de Natal a lei n.º 9 107/2008, na qual fica definido que no dia 29 de junho de cada ano será comemorado o "Dia do ABC Futebol Clube" homenageando, dessa maneira, a data de fundação do mesmo.


Excursão no Exterior

Em 1972, quando disputava o Campeonato Brasileiro, promovido pela então CBD (Confederação Brasileira de Desportos) hoje CBF, o ABC foi punido com dois anos de suspensão por ter incluído em sua equipe dois jogadores sem a devida regularização junto à Confederação(fato que nos dias atuais gera a perda de "apenas" três pontos), foram eles os atletas Rildo e Marcílio, em um jogo contra a equipe do Botafogo.

Devido ao fato de não poder atuar em competições nacionais, a única saída para o Mais Querido foi realizar uma excursão no exterior. Após um início irregular, o time engrenou e conseguiu ficar invicto nos 14 últimos jogos da série. Seleções como a da Romênia, Somália, Etiópia e Líbano sofreram nos pés de craques como Sabará, Maranhão, Alberí, Danilo Menezes e Jorge Demolidor. Foram mais de 100 dias jogando em gramados da Europa, Ásia e África. Resultado: 24 jogos, 7 vitórias, 12 empates e 5 derrotas.

Após retornar, no dia 18 de dezembro de 1973, o ABC enfrentou mais uma vez uma equipe estrangeira em um jogo amistoso. Agora era a vez da União Soviética encarar o time alvinegro que, depois de 105 dias poderia reencontrar sua torcida em um Machadão lotado. E apesar do empate em 2 x 2, (gols de Alberi e Demolidor para o Mais Querido, Onishenko e Fedetov para os vermelhos) os moradores da cidade saíram em festa pela volta do clube do coração após tanto tempo.


Jogos da Campanha ABCdista no Exterior




Brasil ABC 1–0 Turquia Fenerbahçe
Brasil ABC 2–3 Turquia Altay
Brasil ABC 0–0 Turquia Vestel Manisaspor
Brasil ABC 0–2 Grécia Panathinaikos
Brasil ABC 0–0 Grécia Kastoria
Brasil ABC 1–1 Roménia Seleção da Romênia
Brasil ABC 3–3 Roménia Argeş Piteşti
Brasil ABC 0–1 Roménia Craiova
Brasil ABC 0–4 Roménia Rapid Bucureşti
Brasil ABC 0–2 Roménia Constanza
Brasil ABC 1–0 Bósnia e Herzegovina Željezničar Sarajevo
Brasil ABC 0–0 Bósnia e Herzegovina Iskra Bugojno
Brasil ABC 0–0 Sérvia Bor
Brasil ABC 1–1 Líbano Seleção do Líbano
Brasil ABC 6–2 Flag of Ethiopia.svg Seleção de Novos da Etiópia
Brasil ABC 0–0 Flag of Ethiopia.svg Seleção da Etiópia
Brasil ABC 3–0 Somália Horsed
Brasil ABC 4–0 Somália Kifnave
Brasil ABC 1–1 Somália Seleção da Somália
Brasil ABC 2–0 Uganda Seleção de Uganda
Brasil ABC 0–0 Uganda Express
Brasil ABC 4–0 Uganda Arms
Brasil ABC 1–1 Tanzânia Norogoró
Brasil ABC 0–0 Tanzânia Seleção da Tanzânia

O Título Nacional


No dia 20 de novembro de 2010, o ABC conquistou o título mais importante de sua história, ao sagrar-se campeão Brasileiro de Futebol da Série C.

A decisão foi disputada contra a equipe do Ituiutaba em sistema de ida-e-volta e, por ter ganho o primeiro jogo fora de casa por um placar de 1 x 0 com gol de Cascata aos 26' do segundo tempo, o ABC ficaria com a taça mesmo em caso de empate, e foi o que aconteceu. Sob um placar de 0 X 0 o mais querido tornou-se o primeiro clube norte riograndense a conquistar um título em nível nacional.

O time que jogou essa partida foi: Welligton, Suéliton, Tiago Garça, Leonardo e Renatinho Potiguar; Basílio, Ricardo Oliveira (Éverton Cézar), Pio e Jackson (Claudemir); Cascata (João Paulo) e Leandrão. Esses jogadores, sob o comando do técnico Leandro Campos entraram para sempre na memória do tocedor abcdista.


Recordes nacionais

* Clube brasileiro que possui a maior quatidade de títulos estaduais - 52 títulos pela FNF.
* Clube brasileiro que tem mais títulos consecutivos - dez campeonatos estaduais (de 1932 a 1941).
* Clube brasileiro que fez a mais longa excursão ao exterior - 104 dias (25/08/73 a 06/12/73) Europa, Ásia e África.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página no Facebook