ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA FLAMENGO
Fundado no dia 1º de julho de 1954 por uma carioca chamada Guiomar Pereira Xavier, o Flamengo de Guarulhos foi durante mais de 20 anos, como amador, uma das forças do Campeonato Guarulhense de Futebol. Entre 1969 e 1977, a equipe foi heptcampeã do torneio. Os bons resultados levaram a diretoria do clube a filiar-se à Federação Paulista de Futebol. A primeira participação de um clube da cidade de Guarulhos no profissionalismo ocorreu em 1966: foi a do União Vila Augusta Futebol Clube, na Quarta Divisão (atual Série B). Porém, apenas neste ano. Em 1968, foi a vez da Sociedade Esportiva Guarulhos, também na quarta divisão e, novamente, com apenas esta participação. Em 1978, a equipe do Esporte Clube Golfinho, bicampeã paulista e brasileira de amadores (1975/1976), ganhadora da Taça Arizona, viria também a participar da quarta divisão e, mantendo a negativa tradição guarulhense, também pára nesta única participação.
Ainda em 1978, um outro clube da cidade participou paralelamente ao Golfinho: foi a Associação Atlética Macedo, na quinta divisão (atualmente extinta). Pela primeira vez, um time guarulhense permaneceria por mais de um ano, ficando até 1980, quando ocupava a Terceira Divisão, ao lado da Associação Atlética Flamengo, cuja história viria a ser mais rica que o de sua coirmã Macedo, embora Guarulhos não tivesse grande tradição no futebol, principalmente no profissional.
Um dos mais antigos clubes da cidade, o Flamengo de Guarulhos só ganhou impulso em 1979, quando várias equipes se cotizaram para ajudá-lo na disputa da Quinta Divisão, sendo a principal delas a do Esporte Clube Golfinho. No ano seguinte, participou da terceira divisão. Mantendo a negativa tradição guarulhense de inconstância no Campeonato Paulista de profissionais, a equipe rubro-negra pára. No ano seguinte, a vaga é ocupada pela Associação Desportiva Vila das Palmeiras que, ao contrário dos demais times da cidade, se mantém firme nas disputas, o que ocorre até os dias atuais.
A década 1980 ficou marcada pela construção do estádio do Flamengo, o Antonio Soares de Oliveira, cujo nome é uma homenagem a um ex-presidente da Liga Guarulhense de Futebol. Na década de 1990, mais precisamente entre 1994 e 1997, o time rubro-negro somou mais quatro títulos municipais e, entre as conquistas, em 1996, foi campeão amador do Estado de São Paulo.
Em 1998, o clube voltou definitivamente ao profissionalismo. Em 1999 foi campeão paulista da Série B2 (quinta divisão, sem equivalência atual), o que garantiu o acesso à Série B1 (equivalente à atual Segunda Divisão). Em 2000, o Flamengo obteve sucesso mais uma vez, conquistando o título e o acesso para a Série A3 e apartir daí a equipe embalou de vez nos campeonatos estaduais.
O ano de 2003 foi especial para o time, que viajou para o Líbano, onde realizou um amistoso na capital, Beirute. O adversário foi o Nejmeh e o placar da partida foi 3 a 0 para os brasileiros. O destaque do jogo foi o atacante tetracampeão mundial pela Seleção Brasileira, Bebeto. O jogador atuou um tempo em cada equipe.
Em 2005, mais um fato histórico para o clube de Guarulhos. A equipe Sub 13 foi convidada para participar de um torneio comemorativo à Copa do Mundo de 2002, que ocorreu na Coréia do Sul e no Japão. Apesar de não conquistar o título, o rubro-negro teve um grande desempenho. Em 2008, após três anos de disputa na Série A3, o clube sagrou-se campeão e conseguiu chegar à Série A2 pela primeira vez. Em sua estréia no torneio, em 2009, o clube chegou ao quadrangular final, mas não conseguiu o acesso. Já no ano seguinte, em 2010, a equipe não fez uma boa campanha e foi rebaixada para a Série A3 onde permanece até os dias atuais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário