MOTO CLUB
O Moto Club de São Luís é um dos maiores clubes de futebol do Maranhão. Apesar do seu nome constar São Luis, sua sede fica no município de São José de Ribamar.
O clube possui 24 títulos do Campeonato Maranhense de futebol profissional. Seu maior rival é o Sampaio Corrêa, mas também ostenta rivalidades com o Maranhão e o Imperatriz.Tem como mascote o Bicho-Papão.
O Moto Club, além do futebol, também desenvolve outras atividades esportivas, dentre as quais podemos citar o futsal, o atlétismo e o handebol, sendo inclusive Campeão brasileiro de Handebol em 1998.
Em 27 de agosto de 2010, o Moto anunciou o encerramento de suas atividades no futebol profissional por tempo indeterminado, deixando o futebol maranhense de luto. Entretanto, a diretoria do clube voltou atrás e está acertando uma parceria para gerir o futebol profissinonal.
Na casa de número 486 da Rua da Paz, no centro de São Luís, onde muito tempo residiu César Alexandre Aboud - já falecido - surgiu no dia 13 de setembro de 1937 o Moto Club de São Luís com o nome de Ciclo Moto, com o objetivo de participar das modalidades de motociclismo e ciclismo, bastante praticadas naquela época. No entanto é no futebol que alcança notoriedade. Em 1939 é inaugurado o Estádio Santa Isabel, com o nome homônimo da fábrica do industrial César Aboud. Com um estádio próprio consegue o seu primeiro título estadual em 1944. O estádio é demolido em 1972, e em seu lugar é erguido o prédio do Ministério da Fazenda em São Luís. Mais até hoje o Moto tem a maior torcida do Maranhão.
A primeira diretoria do Moto foi eleita com os seguintes componentes:
Capitão José de Ribamar Campos - Presidente
Capitão Aluisio de Andrade Moura - Vice-Presidente
Raimundo Baima - 1º Secretario
Nagib Moucherek - 2º Secretario
Antenor Monroe - Tesoureiro
Com as cores branca e verde no uniforme, mais tarde transformadas em rubro-negro, por influencia do presidente César Aboud, quando da criação do departamento de futebol, a estreia como time de futebol aconteceu no dia 17 de setembro de 1939, contra o Ateneu, campeão estudantil. O resultado 1 a 1 - com o gol do Moto marcado pelo atacante Bibi. Wilson; Jaime e Adolfo; Pavão e Feliciano e Mosaba; Bibi; Elvite; Leõnidas, Ary e Bilau formaram o quadro motorizado.
Títulos inéditos - Merecem destaques os titulos de campeão da Copa Norte/Nordeste de 1947, do Torneio Maranhão/Pará conquistado de forma invicta no ano de 1972, competição que teve a participação do Sampaio Correa, Clube do Remo, Paysandu e, evidentemente, o Moto Club. Campeão da Copa dos Campeões do Norte em 1948, Campeão do Norte em 1968, quando o rubro-negro venceu todos os campeões do Norte que enfrentou. O de Heptacampeonato maranhense e de Papão do Norte, competição disputada na década de quarenta, quando o rubro-negro maranhense ganhou todos os adversários que enfrentou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário