Acompanhe os jogos em tempo real

Acompanhe os jogos em tempo real
Tabela de Jogos, Classificação, Próximos Jogos, Futebol Nacional e Internacional

sexta-feira, 20 de maio de 2011

BRASILEIRÃO 2011


CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL



O Campeonato Brasileiro de Futebol, conhecido popularmente como Brasileirão, é o principal torneio entre clubes de futebol do Brasil, disputado anualmente desde 1959. O Campeonato Brasileiro define os principais representantes brasileiros nas competições sul-americanas.

O torneio é organizado, atualmente, pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e dá acesso ao seu campeão, vice-campeão, terceiro e quarto colocados à Taça Libertadores da América. Uma das características históricas do Campeonato Brasileiro foi a falta de uma padronização no sistema de disputa, que mudava a cada ano, assim como as regras e o número de participantes. Após ter sido aprovado no Congresso Nacional o "Código do Torcedor", a CBF fez um planejamento que visava a organizar o confuso calendário do futebol nacional. Reduziu o tempo disponível para as competições estaduais e adotou o sistema de turno e returno como forma de disputa. Como esse sistema exige muito tempo do calendário, também foi reduzido o número de competidores em 2004, que eram 24, para 22 em 2005 e vinte em 2006, tanto na Série A (primeira divisão) como na Série B (segunda divisão). A partir de 2009 a Série C passou a contar também com 20 clubes, e foi criada uma nova divisão, a Série D, que tem 40 equipes e é disputada por equipes classificadas em seus campeonatos estaduais.

Os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro no Brasil pertencem a Rede Globo, em parceria com a Rede Bandeirantes, em TV aberta, ao SporTV em TV fechada e ao PFC pelo sistema pay-per-view.

>> Tabela do Brasileirão 2011 <<


Primeiro vencedor: Bahia (1959)
Último vencedor: Fluminense (2010)
Site da CBF:
cbf.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página no Facebook