Acompanhe os jogos em tempo real

Acompanhe os jogos em tempo real
Tabela de Jogos, Classificação, Próximos Jogos, Futebol Nacional e Internacional

quarta-feira, 25 de maio de 2011

HISTÓRIA - SOCIAL/MG




SOCIAL FUTEBOL CLUBE


Em 1920, o antigo Calado, hoje o centro de Coronel Fabriciano, sediava escritório de duas empresas, a Estrada de Ferro Vitória a Minas e a Cia. Belgo-Mineira. A Belgo-Mineira tinha suas tradições na cor azul. A pintura de seus veículos e de suas casas eram nessa tonalidade. A E.F.V.M, por sua vez, tinha como cores o verde, o vermelho e o amarelo, que estavam estampados em suas locomotivas "maria-fumaça". E foi assim, através do azul e do amarelo, que surgiram duas equipes de futebol, sendo o time amarelo da ferrovia conhecido como Ferroviário e o time azul era o da Belgo-Mineira.
Por volta de 1935, o povo de Calado resolveu juntar os dois times. O primeiro nome escolhido foi Sociedade. No início da década de 1940, surgiu a idéia de Social Futebol Clube, nome registrado e oficializado em outubro de 1944. Seu primeiro presidente foi o superintendente da Belgo-Mineira, Joaquim Gomes. As cores preto e branco a camisa substituíram os tons azul e amarelo. A nova camisa era inspirada nas cores do Santos FC. Inclusive, o modelo do escudo do Social originou-se também do escudo do Santos, aproveitando as iniciais SFC. O escudo seria substituído mais tarde (ver "Evolução do Escudo").
O clube manteve-se como amador até a década de 80, tendo uma frustrada participação no Torneio de Acesso de 1981. Depois de outra frustração em 1991, quando disputou a Segunda Divisão, o Social paralisou quase totalmente suas atividades, mesmo amadoras, para se concentrar na reforma de seu estádio e só retornou ao profissionalismo em 1995. Foi campeão com uma campanha tranqüila, superando equipes como Ribeiro Junqueira, Ipiranga de Manhuaçu, Ateneu e o Montes Claros.
Em 1996, disputou o Módulo II do Campeonato Mineiro. A classificação para o Módulo I do Campeonato Mineiro foi conquistada com vitórias sobre o Ideal FC, o CA Patrocinense, o Araxá EC e o Tupi FC. A vitória mais marcante foi o 2 a 0 sobre o Uberaba SC, em pleno Uberabão, no Triângulo Mineiro. Logo depois, carimbou o passaporte para a Primeira Divisão com uma sensacional vitória sobre o Montes Claros FC, por 2 a 1, em Coronel Fabriciano.
Em 1997, o Saci fez uma campanha memorável. Ficou em quarto lugar na primeira fase. Passou pelas quartas de final e chegou às semifinais, onde disputou o jogo mais emocionante de sua história, contra o Villa Nova AC. A partida ficou marcada por permitir que um clube do interior disputasse a final após 50 anos. No final, o Social ficou à frente do Atlético Mineiro. O técnico da equipe era José Ângelo "Preca".
Ainda no mesmo ano, o Saci disputou seu primeiro Campeonato Brasileiro da Série C. Apesar da eliminação na segunda fase, resultados históricos foram obtidos, como a vitória de 2 a 1 sobre a Inter de Limeira, campeã paulista de 1986, e 4 a 0 sobre o Villa Nova AC, vice-campeão mineiro do mesmo ano.
No Campeonato Mineiro de 1998 o Saci fez uma campanha modesta, ficando em sétimo lugar. O time foi eliminado nas quartas-de-final pelo Cruzeiro EC. Já em 1999, o Social sofreu a maior frustração de sua história, sendo rebaixado para o Módulo II.
Em 2000, a campanha foi fraca e o time ficou em nono lugar no Módulo II. Em 2001, o resultado foi um pouco melhor e a equipe se classificou para o hexagonal final, mas terminou o campeonato em quarto e permaneceu no Módulo II. Em 2002 conseguiu o retorno ao Módulo I como vice-campeão do Módulo II, mantendó-se no Módulo I em 2003.
Foi novamente rebaixado em 2004. Quase subiu em 2005, quando ficou em quarto, mas teve uma campanha ruim em 2006 sem classificar para o Hexagonal Final. Após três anos no Módulo II, o clube retornou ao Módulo I ao se sagrar campeão em 2007, mantendo-se em 2008. Em 2009, porém, fica em 11º, penúltimo, sendo novamente rebaixado.

*
No Ano de 1997 o SOCIAL disputou a Série C do campeonato nacional, Neste ano o Social fora Vice Campeão do interior no Campeonato Mineiro. Sua boa participação lhe garantiu uma vaga no Campeonato Brasileiro Série C daquele ano. O Saci terminou a competição em 26º lugar entre os 64 times.


Os jogos da primeira fase estão relacionados em ordem cronológica
  • (GO) Villa Nova1x0 Social
  • Social 1x0 São José (SP)
  • (SP) Internacional 2x1 Social
  • (SP) São José 2x2 Social
  • Social 2x1 Internacional (SP)
  • Social 4x0 Villa Nova (GO)

A surpreendente goleada sobre o Villa Nova, Campeão Mineiro do Interior de 1997, garantiu ao Saci uma vaga na 2ª fase. O time, entretanto, teve que enfrentar o forte Juventus de São Paulo e foi eliminado por este que viria a ser o vice-campeão da competição.

  • Social 1-2 Juventus (SP)
  • (SP) Juventus 3-0 Social
Dados completos da Série C 1997: www.chancedegol.com.br


* 2010 - Campeonato Mineiro da Primeira Divisão Módulo II (eq. 2ª) - Não disputou Com a 11ª posição no Módulo I 2009, o Social foi rebaixado ao Módulo II e escalado para a chave B do certame. A chave B contaria também com Formiga, Guarani, Valeriodoce, Itaúna e Tombense.
O presidente do clube, entretanto, sugeriu que o Social deixasse de disputar o Campeonato, aproveitando o ano para acumular o dinheiro recebido de aluguéis de lojas localizadas ao redor do Estádio Louis Ensch e melhorar a situação financeira do time[10]. Com o apóio do Conselho Diretor do clube foi tomada a decisão de abidicar ao direito de disputar o Módulo II de 2010 e retornar apenas no segundo semestre de 2011, quando começa o Campeonato Mineiro da Segunda Divisão de 2011.
O campeão do Módulo II 2010 foi o Guarani de Divinópolis. Araxá e Valeriodoce foram rebaixados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página no Facebook