Acompanhe os jogos em tempo real

Acompanhe os jogos em tempo real
Tabela de Jogos, Classificação, Próximos Jogos, Futebol Nacional e Internacional

terça-feira, 31 de maio de 2011

PARQUE SÃO JORGE


ESÁDIO ALFREDO SCHURIG



O Estádio Alfredo Schürig (mais conhecido como Fazendinha ou ainda Parque São Jorge) é um estádio de futebol brasileiro. Pertence ao Sport Club Corinthians Paulista e tem capacidade para 16.000 pessoas. Localiza-se dentro do Parque São Jorge, no Tatuapé, região leste da cidade de São Paulo.


O estádio foi construído com a ajuda financeira dos sócios do Corinthians e leva o nome do benfeitor que era morador de Jacareí e possuía uma loja na Rua Florêncio de Abreu de parafusos. Com a quantia de 33.000 contos de réis, comprou o terreno em 1926. O recorde de público do estádio é de 28.000 pessoas, numa partida entre o Corinthians e o Santos FC em 1947. Hoje o estádio é utilizado como campo de treinamento para a equipe principal e somente abriga jogos oficiais das categorias inferiores, devido a suas limitações. Desde sua construção, o estádio recebeu 469 partidas do Corinthians, sendo 347 vitórias do clube mandante, 60 empates e 62 vitórias dos visitantes. Na Fazendinha, o Corinthians marcou 1.321 gols e sofreu 480.



Fundado no Bom Retiro, o Corinthians passou os primeiros anos de sua história jogando no campo de terra da Rua José Paulino - O lenheiro (nome este dado porque o seu dono era lenhador, que em troca entrou no time), na Ponte Grande (um terreno doado pela prefeitura em 1918 e transformado em estádio pelo suor do trabalho dos próprios jogadores e dirigentes do clube). A mudança para o local só se deu em 1926. A área situada às margens do Rio Tietê pertencia ao E.C. Sírio e foi comprada pelo presidente Ernesto Cassano, por 750 contos de réis, pagos em prestações por um período de dez anos. O presidente Alfredo Schurig promoveu numerosas melhorias no campo, construiu arquibancadas e batizou com seu próprio nome a nova casa do Corinthians.


O estádio ainda sem ter iluminação, foi inaugurado em 22 de julho de 1928, num jogo amistoso contra o América-RJ. A partida terminou empatada em 2 a 2 e foi vista por duas mil pessoas, capacidade máxima do estádio na época. Os dois gols Corintianos foram marcados por De Maria, sendo o primeiro deles aos 29 segundos do primeiro tempo. O sistema de iluminação do estádio foi inaugurado a 25 de fevereiro de 1961, numa noite de gala do Corinthians, que derrotou o Flamengo do Rio de Janeiro por 7 a 2.

O Parque São Jorge compreende ainda, uma área construída de 158 mil metros quadrados, diversas quadras poliesportivas, dois ginásios, restaurante panorâmico, a sede social e administrativa e um dos maiores parques aquáticos do País.


Histórico

Público recorde: 28.000 pessoas (1947) Corinthians x Santos
Primeira partida: Corinthians 2 x 2 América-RJ
Primeiro gol: De Maria (Corinthians)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página no Facebook