SERTÃOZINHO FUTEBOL CLUBE
Mascote: Touro
História
O futebol chegou a Sertãozinho no final do século XIX, trazido por ingleses como A.Holland e Victor Pitcher. Os jogos eram realizados no Largo São Sebastião, onde hoje se encontram a Cadeia Pública, a Casa da Cultura e o Fórum, e entre as primeiras equipes pode-se citar União, XV de Novembro (que mais tarde se fundiram como Internacional), Sertanezino, Operário, Mogiana, Palestra Itália, Sete de Setembro, Jahú, Sertãozinho, Guarani e Aliança Liberal. O Sertãozinho Futebol Clube foi fundado oficialmente no dia 6 de agosto de 1944, após uma reunião entre um grupo de esportistas da cidade para a criação de um novo time.
O primeiro presidente escolhido foi Enéas Sílvio Bordin e a equipe logo começou a participar dos campeonatos amadores da Liga Ribeirãopretana de Futebol, à qual era filiada.
O primeiro título foi conquistado em 1954, quando o Sertãozinho Futebol Clube dividiu a taça de campeão amador da Liga com Cajuru. Dois anos mais tarde o time conquistou o Torneio Cinquentenário de Sertãozinho. No início dos anos 60, uma crise fez o clube fechar as portas.
suas cores eram marrom e branca e atualmente são vinho e branca. Seu uniforme principal atual é camisa e calção na cor vinho, com detalhes em branco e filete dourado. Em 2009 disputou o Campeonato Paulista Série A2, ao final do campeonato conquistou o acesso à Série A1 (Primeira Divisão), retornando depois da queda ocorrida no ano de 2008.
Hino
Campeão é o Touro de novo
Sempre honrando a camisa grená
É com raça e muita energia
Sertãozinho pra sempre será
No gramado o Touro é valente
A torcida vibra sem parar
Sertãozinho conquista a vitória
Tá na hora de comemorar
Salve, salve o Touro
Touro dos Canaviais
Salve, salve o Touro
Touro dos Canaviais (2x)
Títulos
* Campeonato Paulista - Série A3: 2 (1971 e 2004).
* Vice-Campeonato Paulista Série A2: 1 (2006).
* Taça Estado de São Paulo: 1 (1980).
* Copa TV Globo: 1 (1984).
* Campeonato Paulista - Série A3: 2 (1971 e 2004).
* Vice-Campeonato Paulista Série A2: 1 (2006).
* Taça Estado de São Paulo: 1 (1980).
* Copa TV Globo: 1 (1984).
* Estádio: Frederico Dalmaso - Capacidade: 15.100 pessoas
Nenhum comentário:
Postar um comentário