Acompanhe os jogos em tempo real

Acompanhe os jogos em tempo real
Tabela de Jogos, Classificação, Próximos Jogos, Futebol Nacional e Internacional

sexta-feira, 8 de julho de 2011

HISTÓRIA - BOA




BOA ESPORTE CLUBE


Boa Esporte Clube é uma agremiação esportiva da cidade de Varginha, estado de Minas Gerais, fundada em 30 de abril de 1947 como Ituiutaba Esporte Clube na cidade de Ituiutaba. Em 2011, a equipe passa a jogar sob o nome de Boa Esporte, devido a mudança para a cidade de Varginha.

Sua história atual é semeada por uma recente ascensão dentro do futebol estadual.

Em 1998, se torna profissional e joga pela primeira vez a segunda divisão do Campeonato Mineiro, caindo ainda na primeira fase. Mas acaba ascendendo ao Módulo II do Campeonato Mineiro juntamente com o Atlético Clube de Três Corações, o Ipatinga Futebol Clube e a Sociedade Esportiva Guaxupé, pela desistência de várias equipes que iriam disputar este campeonato.

Em 2004, o Ituiutaba vence o Módulo II do Campeonato Mineiro. No ano seguinte, após boa campanha na Primeira Divisão mineira, classifica-se para a Série C do Campeonato Brasileiro, onde joga com equipes tradicionais do interior de São Paulo na primeira fase. Classifica-se para a fase seguinte, onde é eliminada pelo Villa Nova.

Em 2006, o Ituiutaba faz mais uma ótima campanha e por pouco não se classifica para as semifinais do campeonato estadual. Como em 2005, participou do Campeonato Brasileiro da Série C. Mas foi eliminado logo na segunda fase.

Em 2007, a diretoria contrata o ex-goleiro da seleção chilena, Roberto Rojas, para comandar a Equipe no Mineiro, porém não consegue bons resultados e quase é rebaixado para o Módulo II. Mas no mesmo ano, o time da a volta por cima. A diretoria contrata bons jogadores para a Taça Minas Gerais e consegue o título inédito na Fazendinha.

Em 2008, o clube chega aos seus dez anos de profissionalismo. Após manter a base da Taça Minas Gerais, consegue o 4º lugar inédito no Campeonato Mineiro, e a vaga para as semifinais. No primeiro jogo, o Ituiutaba mandou seu jogo no Mineirão (por questões financeiras) e conseguiu um empate incrível com o Cruzeiro (4 x 4, após estar perdendo por 4 x 1). No Segundo jogo (novamente no Mineirão, só que desta vez com mando de campo do Cruzeiro), o time começa vencendo no primeiro tempo por 1 x 0. Porém, não aguenta a pressão e o cansaço, e o Cruzeiro vira o jogo em 3 x 1. Com a 4ª posição, consegue vaga para série C de 2008 e Copa do Brasil de 2009. O time faz uma campanha ótima na primeira fase da série C, ficando invicto, mas é eliminado na terceira fase da Série C, ficando assim em 10º lugar, garantindo vaga na série C de 2009, que passou a ser disputada por 20 clubes.

>> 2009

No Campeonato Mineiro de 2009, o Ituiutaba terminou a primeira fase em 3ºlugar geral, com 20 pontos, atrás apenas de Cruzeiro e Atlético. Em 11 jogos conseguiu 6 vitórias, 2 empates e 3 derrotas. Nas quartas de final, enfrentou o Democrata de Governador Valadares, vencendo as duas partidas, por 1 a 0 (em casa) e 2 a 1 (fora). Na semi-final, foi desclassificado pelo Cruzeiro, perdendo as duas partidas, ambas jogadas no Mineirão, por 4 a 1 e 2 a 1.

Na Série C de 2009 fez uma campanha razoavel. Sem conseguir passar da primeira fase (3º colocado), ficou em 11º lugar na classificação final. Na Taça Minas Gerais, no entanto, fez a pior campanha de sua história, ficando em ultimo lugar, sem nenhuma vitória.

>> 2010

Em 2010, o Ituiutaba foi a equipe com a pior campanha no Campeonato Mineiro, sendo rebaixado para o Módulo II, depois de 6 anos na divisão principal do estadual. O time conseguiu na competição apenas uma única vitória, empatando duas e perdendo as outras oito.

Na Copa do Brasil, foi eliminado logo na primeira fase pelo Goiás. A equipe mineira perdeu a primeira partida no Estádio da Fazendinha por 2 a 3. Mesmo vencendo o jogo até metade do segundo tempo por 2 a 1, nos 25 minutos finais, a equipe goiana conseguiu uma virada em 2 falhas de marcação. Mesmo com uma péssima campanha no Mineiro 2010, a torcida Boveta compareceu e apoiou o time. O segundo jogo foi no Estádio da Serrinha, em Goiânia. A partida terminou sem gols, classificando o time esmeraldino.

Na Série C do Campeonato Brasileiro a equipe surpreendeu e conseguiu um feito inédito em sua história, a ascensão para a Série B. A classificação veio depois de dois empates com a Chapecoense pelas quartas de final. O primeiro jogo, em Santa Catarina, ficou 1 a 1 e o segundo não teve gols. A equipe mineira então, venceu pela regra do gol fora de casa, por empatar o jogo em 0x0. Na semi-final, o adversário foi o tradicional Criciuma. O primeiro jogo foi também em Santa Catarina e terminou empatado em 1 a 1. O segundo foi no estádio Parque do Sabiá em Uberlândia, pois a CBF exige capacidade mínima de 10mil lugares para esta fase do campeonato. O jogo terminou empatado também em 1 a 1. Por dois resultados iguais, a partida foi para os penaltis com a vitória por 4 a 2 para o Ituiutaba. Na grande final, disputada contra o ABC de Natal, o primeiro jogo foi tambem no estádio Parque do Sabiá, com a derrota de 1 a 0 do Ituiutaba. No jogo da volta, o ABC jogou pelo resultado, e a partida terminou empatada sem gols, com o título do ABC.

>> 2011

Em 2011, a equipe do Ituiutaba passa a jogar sob o nome de Boa Esporte Clube, devido a mudança de sede para a cidade de Varginha. O nome é uma referência ao nome original do clube, Boa Vontade Esporte Clube. A mudança ocorreu pela reforma no estádio da Fazendinha, em Ituiutaba. Há previsão de que o clube volte à cidade de origem em 2013.
Neste ano foi campeão do Módulo II do Mineiro, regressando a 1ª divisão dos profissionais de Minas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página no Facebook