Acompanhe os jogos em tempo real

Acompanhe os jogos em tempo real
Tabela de Jogos, Classificação, Próximos Jogos, Futebol Nacional e Internacional

domingo, 20 de novembro de 2011

HISTÓRIA SÃO PAULO/RS




SPORT CLUB SÃO PAULO


O Sport Club São Paulo é um clube brasileiro de futebol, da cidade do Rio Grande, no estado do Rio Grande do Sul. Foi fundado em 4 de outubro de 1908.

Em um belo dia quatro rapazes chamados Adolpho Corrêa, José Sartori, José Bernardelli e Hermenegildo Bernardelli estavam sentados assistindo a novidade do football praticada pelos ingleses e alemães de Rio Grande. Em um dos momentos do treino a bola escapuliu e foi parar nas mãos dos rapazes que logo trataram de escondê-la e a deram por perdida. Como as bolas eram raríssimas pois vinham da Inglaterra a um preço muito alto, aquela era uma oportunidade de outro para começar a praticar o esporte. Um dos rapazes, Adolpho Corrêa, de descendência portuguesa, foi entusiasta em fundar um clube popular de futebol que permitisse à vasta colônia portuguesa da cidade ter acesso ao esporte, pois era exclusivo dos alemães e ingleses que fundaram o Rio Grande. Pouco tempo depois os destemidos e caras-de-pau precursores do Leão do Parque solicitaram ao Rio Grande e a Compaigne Auxiliare de Chems de Fer Brésil que cedece um espaço pequeno para fundar na cidade um clube com Raízes Lusas.

Participação em campeonatos nacionais

O São Paulo participou de três campeonatos brasileiros: 1979, 1980 e 1982 da primeira divisão e de dois da segunda divisão.

No Campeonato Brasileiro de 1979, jogou 16 partidas, com cinco vitórias e cinco empates, 14 gols pró e sofreu 19, com destaque para confrontos gaúchos, contra Inter, Caxias e Brasil de Pelotas.

No Campeonato Brasileiro de 1980, jogou 9 partidas, com somente uma vitória e três empates, 6 gols pró e sofreu 15. Destaque para a derrota para o Santos na Vila Belmiro em 3 set. 1980 e para o empate sem gols no dia 23 mar. 1980, quando o Aldo Dapuzzo recebeu um dos maiores públicos de sua história, contra o Flamengo de Zico, Adílio e Júnior, além de outros jogadores que formariam a base do time que em 1981 seria Campeão do Mundo, em Tóquio. O Flamengo jogou com: Raul, Toninho, Rondineli, Marinho, Júnior, Andrade, Adilio, Zico, Reinaldo, Tita e Carlos Henrique (Júlio Cesar). A escalação do São Paulo neste jogo foi: Sérgio; Zé Augusto, Carlão, Tadeu e Cláudio Radar; Doraci, Paulo Cesar Tatu e Astronauta; Romário, Neia e Almir. O técnico rubro-verde era Ernesto Guedes.

Em 1981, disputou a Taça de Prata. Eram 48 equipes, divididas, na primeira fase, em grupos de 8. O Sampa caiu no grupo do Palmeiras, time pelo qual foi derrotado em 14/01/1981, no Palestra Itália, por 3 x 1. Fez uma boa campanha, ficando a um ponto, apenas, do segundo classificado (Comercial-MS). Deste grupo (F), classificaram-se o Comercial-MS e o Palmeiras. O São Paulo ficou em 27º lugar, à frente de clubes como Criciúma e Atlético Goianiense.

Em 1982, iniciou na Taça de Prata. A 1ª fase foi dividida em 6 grupos de 6 clubes, onde classificavam-se os dois primeiros de cada grupo. O São Paulo foi o vice-campeão do Grupo F (o campeão foi o Atlético Paranaense. Na segunda fase, classificatória para a Taça de Ouro de 1982, os 12 clubes classificados foram divididos em 4 grupos de 3. O Leão caiu no grupo com Uberaba-MG e Vila Nova-GO. Com uma vitória no Aldo Dapuzzo contra o Uberaba por 2 x 0 e um empate no Serra Dourada contra o Vila Nova, o São Paulo sagrou-se campeão do Grupo I, e logrou para si uma das 4 vagas na elite do futebol nacional em 1982, juntamente com Corinthians, Atlético-PR e América-RJ.

Neste mesmo ano de 1982, após a disputa da Taça de Prata, o time participou da Taça de Ouro, foram seis jogos disputados (primeira fase), com uma vitória e dois empates, 4 gols pró e sofreu 12. Destaque para o empate sem gols no Aldo Dapuzzo contra o Santos, em 14 de março de 1982.

Foi campeão gaúcho em 1933, ao vencer o Grêmio na final, pelo placar de 2 a 1. Naquela época, o São Paulo ainda não havia adotado o atual escudo, apesar de utilizar as cores da bandeira de Portugal no uniforme. O time campeão estava assim escalado: Odorico; Valentim, Fernandinho e Quico; Darcy, Riquinho, Arquimimo e Cardeal; Osquinha, Ballester, Scala (Vadi). O treinador do São Paulo era Leomar Mena.

Em 1985, o São Paulo conquistou a Copa Bento Gonçalves. Na primeira partida, dia 13 de julho, o São Paulo venceu o Internacional em pleno Estádio Beira-Rio pelo placar de 1 a 0, gol de Paulo Barroco. No jogo de volta, no Aldo Dapuzzo, um empate em 1 a 1 garantiu o título ao time rubro-verde. O gol do título foi marcado por Odir e o time campeão foi: Nando; Marco Antonio, Carlão e Zé Moraes; Paulo Barroco, Odir, Ernane, Evans e Isaias; Rodinaldo e Luisinho. O técnico era Jaime Schimidt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página no Facebook