FORTALEZA ESPORTE CLUBE
O Fortaleza Esporte Clube é um clube poliesportivo sediado na cidade de Fortaleza, no Nordeste do Brasil. Foi fundado em 18 de outubro de 1918, por Alcides Santos, um dos maiores esportistas cearenses, que se apaixonou pelo futebol durante o período em que estudou no College Stella, na França.
No futebol, principal esporte em que atua, foi por duas vezes vice-campeão brasileiro da Série A, nos anos de 1960 e 1968, duas vezes vice-campeão brasileiro da Série B, campeão do Norte-Nordeste em 1970, primeiro campeão regional do Nordeste – quando conquistou a Copa Cidade de Natal de 1946 –, sendo ainda detentor de 42 títulos do Campeonato Cearense de Futebol, sendo 40 oficial, um campeonato estadual extra (1972) e mais um título dos torneios realizados pela extinta Liga Metropolitana Cearense. Segundo a Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol(IFFHS) é o clube cearense com melhor colocação no ranking com 226 pontos. Possui o estádio Alcides Santos (maior estádio particular cearense, também chamado de Parque dos Campeonatos) e o Centro de Treinamento Ribamar Bezerra com 9,6 hectares.
Dono da maior torcida do estado do Ceará – dentre todos os clubes brasileiros – desde o começo da década de 1970, quando o clube já levava os maiores públicos para os estádios cearenses comprovando o crescimento de sua torcida após as conquistas do vice-campeonato brasileiro de 1960 e 1968, da conquista do Norte-Nordeste em 1970 e de inúmeros títulos estaduais. No Campeonato Brasileiro de Futebol de 2005 tem a segunda maior média de público da Série A e em 2012 é o clube cearense que mais leva torcedores no Campeonato Brasileiro e o décimo clube incluindo todas as Séries (A,B,C e D) e em 2014 é o clube detentor do maior público do ano em todo Brasil com 62.525 pagantes e com público total de 63.254 sendo notícia nos sites do mundo inteiro, no Japão dando grande ênfase a sua torcida e a festa que é realizada durante os jogos, torcida essa que é detentora do recorde de público e da maior renda da Arena Castelão, com o valor de: R$ 1.981.117,00. batendo o recorde de público em todas as edições da Série C do Campeonato Brasileiro, com isso é dono do maior público da Arena Castelão e o dono do maior mosaico do Norte/Nordeste. O clube tricolor também tem números expressivos de seus torcedores no Acre, Amazonas, no Distrito Federal, no Pará, no Piauí, no Rio Grande do Norte e em Roraima, onde o clube possui embaixadas desde 2005 e a maior torcida organizada de Boa Vista e com grande número de torcedores no Distrito Federal, torcida que o faz o clube cearense que mais recebeu apostas de Time do Coração na loteria Timemania, da Caixa Econômica Federal, nos anos de 2009, 2010, 2011, 1220, 2013, e 2014, sendo atualmente o segundo do Nordeste e o décimo quarto do Brasil.
O Fortaleza tem também tradição em outros esportes olímpicos, ostentando os títulos de campeão brasileiro adulto de handebol feminino em 2001, e em 2004, no masculino; campeão nordestino de basquetebol em 2001 e em 2003; campeão do Norte/Nordeste de Futsal em 2003 e da Liga Nordeste de Futsal de 2009; e bicampeão da Liga Nordeste de Handebol masculino, em 2010 e 2011.
Em 15 de Abril de 2013 foi sancionada pelo prefeito Roberto Cláudio Rodrigues Bezerra, a Lei Municipal 10.020, que cria o dia municipal da Nação Tricolor em Fortaleza, a ser comemorado no dia 18 de outubro de cada ano. Em 2014 é matéria no francês L'Équipe, também no mesmo ano tem seu hino cantando em francês na voz da cantora Giselle Caffé.
(Torcida lotando o Estádio Castelão em 2013)
Origens do Clube
Em 1912, o futebol volta a ser praticado em larga escala na Fortaleza da Belle Époque,26 onde tinha a França como ponto de partida para seu processo de civilização e maior inspiradora dos valores e padrões que se difundiram na cidade, onde os filhos da aristocracia realizavam seus estudos, na sua volta da França em 1912, o jovem Alcides Santos funda um clube chamado Fortaleza, que logo seria extinto, seis anos depois, no dia 18 de outubro de 1918, funda o Fortaleza Sporting Club (primeira denominação do clube) na rua Barão do Rio Branco. Participaram da primeira reunião: Alcides Santos (primeiro presidente), Clóvis Gaspar, Clóvis Moura, Humberto Ribeiro, Jayme Albuquerque, João Gentil, Oscar Loureiro, Pedro Riquet, Walter Olsen, Walter Barroso e entre outros tendo as cores do clube: o azul, branco e vermelho originado da bandeira da França.
Em seu primeiro ano de vida, o Fortaleza sagra-se campeão de um dos torneios realizados pela extinta Liga Metropolitana Cearense, dando início à sua trajetória de títulos chegando a duas finais de Campeonato Brasileiro de Futebol(Série A), uma final e um quadrangular final do Campeonato Brasileiro de Futebol da Série B, conquista de dois regionais e sendo detentor de vários títulos estaduais.
Linha do Tempo do Escudo
O Fortaleza desde sua fundação teve seis escudos diferentes, com algumas figurações em um deles, o primeiro em 1918, ano de sua fundação, percorrendo durante as primeiras décadas de vida do clube, era no estilo peninsular com a ponta redonda, na parte do retângulo em cima o nome Fortaleza em azul real, posteriormente passa a ter um escudo no formato suíço: de formato semelhante ao do escudo clássico em branco com as bordas em azul com as iniciais FSC em azul e vermelho, posteriormente na década de 40 no mesmo, só que dividido, com a parte superior recortada, com a parte superior na cor vermelha e na inferior na cor azul real intercalada por uma faixa branca, dentro do escudo as iniciais do clube até então em FSC, Fortaleza Sporting Club e depois FEC, quando o clube mudou o nome para Fortaleza Esporte Clube, escudo utilizado até meados da década de 1960.
A partir de meados da década de 1960 o Fortaleza Esporte Clube adotou o atual escudo, formado por um triângulo isósceles branco, invertido, com base maior elevada por um retângulo com altura igual à metade da lateral do referido triângulo. Dentro dessa parte alongada encontra-se outro retângulo, de cor branca, com o nome Fortaleza em azul real. No interior do triângulo uma faixa branca de largura igual a um quarto da lateral menor com dois triângulos escalenos, um azul real à esquerda e outro vermelho à direita.
Os jornais da época distorciam alguns emblemas pois não dispunham de tecnologia para reproduzir a fonte original na época, a seguir os escudos com seus respectivos períodos :
(clique na imagem para ampliar)
Nenhum comentário:
Postar um comentário