Esporte Clube Internacional de Lages
O Esporte Clube Internacional, conhecido como Internacional de Lages ou Inter de Lages, é um clube de futebol profissional brasileiro da cidade de Lages, em Santa Catarina.
O Internacional de Lages foi fundado no dia 13 de junho de 1949 por 12 jovens lageanos, alguns deles torcedores do Sport Club Internacional, de Porto Alegre, o que ajuda a explicar o nome e as cores usadas pelo clube de Lages. O Leão da Serra é um dos mais tradicionais e longevos do futebol de Santa Catarina ainda em atividade. No total, já incluindo a participação na divisão de acesso de 2010, a equipe disputou o campeonato catarinense em 43 temporadas (foram 40, se desconsiderados os anos de participação do SER Internacional, ou 45, se forem consideradas as temporadas de 1959 e 1960, quando o clube disputou a fase regional do campeonato catarinense). Na primeira divisão, foram 32 temporadas (30, se, mais uma vez, não forem somados os anos de SER Internacional, ou 34, se considerada a disputa da etapa preliminar nas temporadas de 1959 e 1960). Na primeira divisão, esteve presente entre os anos de 1964 e 1988 e, depois, de 1991 a 1995. Em 1989 e 1990, o Internacional de Lages disputou a segunda divisão do campeonato catarinense - em 1989, o Inter de Lages ficou com o vice-campeonato da segunda divisão, mas teve o artilheiro do torneio, Weber, com 13 gols. O crescimento de sua dívida o fez afastar-se das competições oficiais, mas o clube retornou a elas, também pela segunda divisão do campeonato catarinense, em 2004.
Em dezembro de 2012, depois de uma intensa campanha pública que pedia mudanças no clube, o Inter de Lages trocou seu comando. José Carlos Medeiros, o Brequinho, dirigente do clube por mais de duas décadas, deixou a presidência. O eleito para ocupar o posto foi José Carlos Susin, o Zezé, campeão estadual pelo Inter de Lages como jogador em 1965.
Fundadores
- Aderbal Vicente Pereira
- Adolfo Schmidt
- Alberto Aleixo Rossi
- Ariovaldo Nery Caon
- Armindo João Araldi
- Célio Schmidt Silva
- César Ramos Koeche
- Gercino Hoffer Lins
- Luiz Leal Nunes
- Nelson Hoffer Lins
- Nilson Ramos Martins
- Vantuil Sambaqui Moreira (primeiro presidente)
Participações no Campeonato Nacional
O Inter de Lages disputou a Taça Brasil de 196632 . Entre 1959 e 1968, o torneio reuniu todo ano apenas os campeões estaduais da temporada anterior - uma fórmula, portanto, que, guardadas as proporções, pode ser comparada à da atual Copa do Brasil33 . Campeão catarinense de 1965, o time de Lages ganhou o direito de entrar em seu primeiro torneio nacional.
A disputa era regionalizada e em sistema eliminatório. O adversário do Colorado lageano foi o Ferroviário, clube que foi um dos embriões para o nascimento do Paraná Clube (surgido após sucessivas fusões entre clubes de Curitiba). A primeira partida foi realizada em Lages no dia 10 de julho de 1966 e terminou em empate por 3 a 3. Uma semana depois, em 17 de julho, em Curitiba, o Ferroviário derrotou o Inter de Lages por 2 a 0.
O campeão da Taça Brasil daquele ano foi o Cruzeiro e o vice, o Santos.
Estádio Vidal Ramos Júnior
O Internacional de Lages manda seus jogos no Estádio Vidal Ramos Júnior. O estádio já teve capacidade para 12 mil pessoas,39 mas, em 2015, pode receber até 7.620 espectadores. O Vidal Ramos Júnior pertence à prefeitura de Lages.
Ano de 2014
Com o ótimo aproveitamento de 74% em 26 partidas, o Inter conquista a segunda divisão do estadual pela terceira vez em sua história. A final foi contra o Guarani de Palhoça. Mas o retorno à elite do Campeonato Catarinense - da qual o clube ficou ausente a partir de 2002 - foi antes mesmo da final, em partida contra o Camboriú. O acesso e, depois, o título fizeram a torcida colorada festejar duas vezes em menos de um mês. Como nas grandes comoções populares da cidade, as celebrações ocorreram em frente à Catedral Diocesana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário