Acompanhe os jogos em tempo real

Acompanhe os jogos em tempo real
Tabela de Jogos, Classificação, Próximos Jogos, Futebol Nacional e Internacional

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

História do Futebol


>> Resumo da história do futebol


O futebol é um dos esportes mais populares no mundo. Praticado em centenas de países, este esporte desperta tanto interesse em função de sua forma de disputa atraente. Embora não se tenha muita certeza sobre os primórdios do futebol, historiadores descobriram vestígios dos jogos de bola em várias culturas antigas. Estes jogos de bola ainda não eram o futebol, pois não havia a definição de regras como há hoje, porém demonstram o interesse do homem por este tipo de esporte desde os tempos antigos.



O futebol tornou-se tão popular graças a seu jeito simples de jogar. Basta uma bola, equipes de jogadores e as traves, para que, em qualquer espaço, crianças e adultos possam se divertir com o futebol. Na rua, na escola, no clube, no campinho do bairro ou até mesmo no quintal de casa, desde cedo jovens de vários cantos do mundo começam a praticar o futebol.


>> Futebol no Brasil


Nascido no bairro paulistano do Brás, Charles Miller viajou para Inglaterra aos nove anos de idade para estudar. Lá tomou contato com o futebol e, ao retornar ao Brasil em 1894, trouxe na bagagem a primeira bola de futebol e um conjunto de regras. Podemos considerar Charles Miller como sendo o precursor do futebol no Brasil. O primeiro jogo de futebol no Brasil foi realizado em 15 de abril de 1895 entre funcionários de empresas inglesas que atuavam em São Paulo. Os funcionários também eram de origem inglesa. Este jogo foi entre FUNCIONÁRIOS DA COMPANHIA DE GÁS X CIA. FERROVIARIA SÃO PAULO RAILWAY. O primeiro time a se formar no Brasil foi o SÃO PAULO ATHLETIC CLUB (SPAC), fundado em 13 de maio de 1888. No início, o futebol era praticado apenas por pessoas da elite, sendo vedada a participação de negros em times de futebol.


>> Linha do Tempo


1842- Em 2 de dezembro, nasce o futebolista inglês e criador da FA Cup (Copa da Inglaterra), Charles William Alcock.


1862- Nasce o Notts County, o time de futebol mais antigo que ainda disputa os principais torneios da Inglaterra.


1863- Em 26 de outubro, onze escolas e clubes fundam a Football Association.


1864- Em 09 de janeiro é disputada a primeira partida sob a égide da Football Association com 14 jogadores de cada lado, já que as regras não estabeleciam limites de jogadores.

1865- Na Argentina é fundado o Buenos Aires FC, provavelmente o primeiro clube sul-americano.


1870- É disputada, em Kennington Oval, no dia 5 de março, a partida internacional entre a Inglaterra e Escócia, que acaba em 0 a 0.


1872- Tem início o campeonato oficial mais antigo do mundo, a FA Cup da Inglaterra.


1873- Surge a Associação Escocesa de Futebol.


1885- Pela Copa da Escócia o Arboath vence o Bon Accord por sonoros 36 a 0 a maior goleada do futebol em toda história. Neste mesmo dia e pelo mesmo torneio o Dundee Harp vence o Aberdeen Rovers por 35 a 0.


1888- Em 17 de abril, 12 times fundam na Inglaterra a primeira liga de futebol da história.


1891- William Leslie Poole, professor de Literatura, com a ajuda de seu aluno, Enrique Candido Lichtenberger, funda o Albion, o primeiro clube de futebol do Uruguai.


1888- No dia da abolição da escravatura no Brasil nasce o São Paulo Athletic Club - SPAC


1895- Em Crounch End (Londres) Nettie Honeyball organizou o primeiro jogo de futebol feminino que se tem notícia entre mulheres do Norte e do Sul da Inglaterra, que atraiu cerca de 8 mil espectadores.


1895- Acontece a primeira partida de futebol no Brasil: São Paulo Railway 4 x 2 Companhia de Gás, no dia 14 de abril.


1898- Nasce o Mackenzie, o primeiro clube "genuinamente brasileiro".


1900- O futebol é disputado pela primeira vez nas Olímpiadas, realizada na França. O Upton Park conquista a medalha de ouro, porém, a Fifa não reconhece o feito do clube britãnico como oficial.


1901- Em jogo realizado no estádio de Crystal Palace, 110.820 espectadores assistem a final da Copa Inglaterra entre o Tottenham Hotspur x Sheffield United.


1901- Dois clubes estudantis argentinos, La Rosales e Santa Rosa, se fundiram para formar o CA River Plate.


1902- É disputado o campeonato paulista, primeiro campeonato oficial no Brasil.
1902
- Acontece o primeiro jogo internacional "não britânico", disputado em Montevidéo: Uruguai 3 x 2 Argentina, amistoso.

1904- A FIFA é fundada no dia 21 de maio e Robert Guérin é eleito o primeiro presidente.


1905- O irlandês Patrick McCarthy funda o Boca Juniors (da Argentina), um dos clubes mais vencedores do futebol mundial.


1905- O Southampton, da Inglaterra, é o primeiro time estrangeiro a excursionar pela América do Sul.


1907- O Celtic Glasgow se torna no primeiro clube britãnico a perder uma partida na Europa continental. O jogo foi realizado em Copenhague, contra a seleção local - Celtic 1 x 2 Seleção de Copenhague.


1909- Acontece a maior goleada de que se tem notícia no futebol brasileiro. Foi em partida pelo campeonato carioca: Botafogo 24 x 0 Mangueira.


1910- Surge no Brasil, o Sport Club Corinthians Paulista, o primeiro campeão Mundial da Fifa,criado por um grupo de operários, recebendo este nome em homenagem ao Corinthian FC, time inglês que acabara de excursionar pelo Brasil.

1911- A primeira partida de futebol com numeração na camisa dos jogadores de que se tem notícia foi realizada em Sydney, na Austrália, entre as equipes locais do Sydney Leichardt x HMS Powerfull.


1914- É fundada a Federaçao Brasileira de Sports (atual CBF).


1916- É criada a Confederação Sulamericana de Futebol, mais conhecida como Conmebol.


1917- O futebol feminino se fortalece com a criação da equipe Dick Kerr´s Ladies, em Preston - Inglaterra, oriundo da empresa de engenharia de mesmo nome.


1924- O Uruguai conquista a medalah de ouro das Olímpiadas, realizada em Paris - França.


1925- O Clube Atlético Paulistano, de São Paulo, faz a primeira excursão de um clube brasileiro ao "Velho Continente".


1930- É disputada a primeira Copa do Mundo com a participação de 13 países.


1931- O futebol argentino foi o primeiro a se profissionalizar na América do Sul.

1940- Em 23 de outubro nasce Edson Arantes do Nascimento, Pelé, apontado como o maior craque da história.


1963- 177.656 torcedores lotaram o estádio de Maracanã, no Rio de Janeiro (Brasil), estabelecendo um recorde mundial para jogos entre clubes; a partida foi Flamengo x Fluminense.


2001- A Austrália vence a Samoa Americana por 31 a 0, a maior goleada entre seleções. Foi pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2002.


2002- Pelo campeonato de Madagáscar o AS Adema vence o Stade Olympique de L´Emyrne - SOE por 149 a 0. Porém o placar foi um protesto dos jogadores do SOE, que marcaram contra suas próprias redes.


2010- A primeira copa do mundo no continente africano, no país da África do Sul o ano que a Espanha ganho sua primeira copa do mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Página no Facebook